Saúde
Pelotas tem casos de Influenza A/H3N2 e B
As vacinas estão disponíveis à população, até terminar. Nenhuma morte foi registrada
Jô Folha -
A Gerência de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Pelotas (SMS) informa que todas as doses de vacina contra a gripe foram distribuídas entre as unidades de saúde do município e estão disponíveis à população em geral. Maria Regina Reis Gomes, gerente da Vigilância, afirma que houve casos confirmados de Influenza A/H3N2 e Influenza B, mas nenhuma morte foi registrada até agora.
O Ministério da Saúde (MS) enviou 124.600 doses para Pelotas e, até o dia 14 de julho, foram vacinadas 112.139 pessoas, sendo 71.554 integrantes de algum dos grupos prioritários (79% do estimado). As doses aplicadas após o dia 14 ainda não foram computadas. O percentual mais baixo continua sendo o de crianças até cinco anos incompletos, com 57%, seguido pelos trabalhadores da área da Saúde, que apenas 65% do total estimado tomaram a dose.
A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS): A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B.
As doses estão disponíveis nas UBSs da área urbana e no Centro de Especialidades de Pelotas, de segunda a sexta-feira, no horário normal de funcionamento destas unidades. Na zona rural, de terça a quinta-feira - os dias de imunização são reduzidos devido à instabilidade de energia elétrica para conservação das doses.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário